Disney
#destinoknowhow
A magia Disney

E tudo começou com um rato...

No dia 18 de novembro de 1928 estreava no cinema o primeiro desenho animado sonoro da história, "Steamboat Willie" (O barco à vapor), dando início à carreira do mais famoso personagem dos desenhos animados no mundo, Mickey Mouse.

Crescendo sempre e cada vez mais, esse frágil ratinho foi solidificando a sua posição de astro, tornando-se o símbolo do mundo da fantasia e do seu próprio criador Walt Disney.

Walter Elias Disney, ou simplesmente Walt, nasceu em Chicago no dia 05 de dezembro de 1901 e foi criado numa fazenda do Missouri junto com os seus quatro irmãos. Desde a infância Disney demonstrou o seu grande interesse pelo desenho, com o passar dos anos sua vocação foi se afirmando e ele foi para o colégio McKinley, em Chicago, onde estudava desenho e fotografia além de cursar à noite a Academia de Belas Artes. Após a 1ª Grande Guerra ele começa em Kansas City a sua carreira de desenhista para filmes de propaganda. Em 1920 cria um novo sistema de animação e negocia seus primeiros desenhos animados.

Em 1925 ele se casa com Lilian Bounds, uma das suas primeiras funcionárias, e tem duas filhas; Sharon e Diane. Os negócios de Walt se expandem com a mesma intensidade e arrojo da sua imaginação. Em 1928 ele, pioneiramente, introduz o som nos desenhos animados. Pouco mais tarde produz "Flowers and Trees" (Árvores e flores), seu primeiro desenho em cores e recebe o primeiro dos seus 32 Oscars. Com garra e determinação Disney consegue ,em 1937, lançar o seu primeiro longa-metragem, "Snow white and the seven dwarfs" (Branca de neve e os sete anões). O filme, hoje um clássico do cinema, teve um custo fantástico para a época, 2 milhões de dólares, e rendeu a Walt Disney um Oscar especial acompanhado por sete "Oscarzinhos".

Esta foi a cartada decisiva para que toda a criatividade desse gênio trabalhasse incessantemente. Em 1940 o estúdio de Burbank na Califórnia está pronto e conta com uma equipe de mil profissionais. Em 7 de fevereiro desse mesmo ano estréia outro dos seus desenhos e outro sucesso, Pinóquio. Um dos filmes mais inovadores visualmente ele utiliza pela primeira vez a câmara multiplano, que dá uma maior sensação de profundidade e perspectiva. Além disso a trilha sonora do filme conta com a canção " When you wish upon a star" (Quando você faz um pedido a uma estrela), que ganha um Oscar e funciona até hoje como um "hino" de todo o mundo Disney.

Mas é em 17 de julho de 1955 que Walt consegue realizar um sonho alimentado por mais de 20 anos, a criação da Disneylândia. Construída num espaço de mais de 650 mil metros quadrados e cercada por um muro de sete metros de altura, aquele parecia um reino mágico, sem contato com o real, onde o sonho e a fantasia imperavam. Um lugar onde adultos e crianças pudessem se divertir juntos. Mas a produção não para...

Em fevereiro de 1961 estréia nos cinemas o filme A Guerra dos Dálmatas. Mais uma vez Disney se vale do progresso e utiliza um processo revolucionário que vinha sendo desenvolvido, a xerox. Isso facilitou o trabalho dos desenhistas que não tiveram que redesenhar os 99 filhotes de dálmatas que aparecem em grande parte das cenas. Nesse mesmo ano Disney funda o Instituto de Artes da Califórnia, uma escola profissionalizante para todas as artes criativas e cênicas.

No dia 15 de dezembro de 1966 morre Walt Disney. Apesar disso o seu sonho continua crescendo, talvez por ser reflexo do sonho de tantos. Em 1° de outubro de 1971 é inaugurada na Flórida a Disneyworld com o primeiro dos parques desse complexo de diversão, o Magic Kingdom. Onze anos depois é o início do Epcot Center, aumentando a área de recreação do mundo Disney e criando emoções tão grandes quanto os seus mais famosos filmes. Em 1983 é aberta a Disneylândia de Tóquio, no Japão, uma quase réplica dos outros parques. Em 1989 mais um passo é dado na busca dos sonhos de Disney e é inaugurado o terceiro parque na Flórida, o Disney Holywood Studios, que reproduz todo o fascínio do cinema e das artes em geral.

Em 1992 foi a vez da Europa ter seu espaço, próximo a Paris foi aberta a Euro Disneyland, hoje Disneyland Resort Paris, o parque mais visitado do continente europeu. E então o quarto parque do Walt Disney World Resort surge para atender as expectativas da preservação das espécies e no dia 22 de abril de 1998, dia da Terra, é inaugurado o Disney Animal Kingdom. Agora em 2005 a Hong Kong Disneyland aparece para ampliar esse mundo de sonhos, sempre nos moldes da primeira Disneylândia e com o mesmo pensamento que impulsionou Walt Disney. " Quero que as pessoas se sintam num outro mundo", disse Disney. Para ele a Disneylândia nunca será completada e continuará crescendo enquanto houver imaginação no mundo.

A Disney é assim, o lugar de realizar sonhos e deixar a magia te envolver, o #destinoknowhow que todas as pessoas merecem conhecer, a viagem que desejamos sempre que possível, porque nele a fantasia faz parte da realidade.
Todos os roteiros podem ser modificados ao gosto do passageiro.