Knowhow Operadora de Turismo


Av. Rio Branco 156 Cj. 1905 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - Brasil | CEP.: 20040-003

WhatsApp: +55 (21) 99228-3434
Tel.: +55 (21) 2483-0000

E-mail: info@knowh ow.tur.br
Puna










O QUE VER

Localizada no Noroeste da Argentina a região conhecida como Puna, que faz fronteira com o Deserto de Atacama no Chile, oferece algumas uma das áreas mais surpreendentes do planeta. Paisagens repletas de formações geológicas únicas composta de salares, vulcões e lagoas, permeadas por ruínas pré-incaicas e povoados mineiros fantasmas... Você está atrás de um lugar diferente, um pouco de sensação de aventura e quer fazer um book de fotos que os outros vão babar, literalmente!!! Então faça sua reserva com agente, e você vai acrescentar muitas histórias pra contar.

Caius Costa - Diretor Geral KnowHow



ROTEIRO E SERVIÇOS

1º DIA - SALTA

Chegada ao aeroporto de El Calafate, recepção e traslado ao hotel.


2º DIA - SALTA

Pela manhã, saída para realizar City Tour em Salta. Passaremos pelos lugares de maior interesse da cidade: Catedral Basílica de 1955 e onde se encontram os restos do Gral. Guemes, Centro Cultural de las Américas, Museu Histórico del Norte (Cabildo) com exibições de artes sacras e salas dedicadas à antigas famílias saltenhas. Visitaremos a Basílica menor de San Francisco, Convento San Bernardo, o Monumento a Guemes. Ascensão ao Cerro San Bernardo, pelo moderno teleférico e teremos uma vista panorâmica da cidade. Passaremos pelo monumento 20 de Febrero (onde acabou a Batalha de Salta) e passaremos entre montanhas verdes e águas cristalinas até chegar a San Lorenzo, com árvores envelhecidas e grandes mansões. Para finalizar, faremos um passeio no mercado de artesanato. Tarde livre e tempo para continuar a aclimatação para nosso programa à Puna. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.


3º DIA - SALTA – QUEBRADA DEL TORO – TOLAR GRANDE

Distância: 100 Km de asfalto, 250 Km de terra e rÍpio; Altitude: Máx 4.500 msnm, Em Tolar 3.500 msnm. Tempo em veículo: 6 horas. A Quebrada del Toro, a apenas 30 Km de Salta é uma ascensão natural que conecta o Valle de Lerma com a meseta desértica chamada Puna. Em 95 Km a Quebrada sobre desde os 1.200 m do Valle Saltenho a 4.000 m do Paso de Abra Blanca, o ponto de entrada à Puna. No trajeto passaremos por sítios arqueológicos e testemunhos das trilhas incas, chegando a San Antonio de los Cobres, a capital da Puna, último rastro de civilização e ponto de chegada de turistas. Passaremos pelo Salar de Pocitos e o Deserto del Laberinto (deserto de dunas fósseis) com paisagens incríveis. Tolar Grande se encontra na margem de uma gigantesca depressão; Salar de Arizaro, um dos maiores salares do mundo e desde este pequeno povoado ferroviário construído nos anos 40, teremos uma vista única do extremo ocidental da Cordilheira com o céu azul sobre Vulcões com mas de 6.000 m de altura. CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDO.


4º DIA - TOLAR GRANDE

Opção 1 Tolar Grande – Caipe – Salar Rio Grande – Mina Casualidad – Tolar Grande Distância: 130 Km de asfalto, 180 Km de terra e sal; Altitude: Máx 5.200 msnm, Em Tolar 3.500 msnm. Tempo em veículo: 7 horas. Mina Casualidad foi um povoado mineiro localizado em um dos lugares mais remotos e incríveis do planeta, justo no limite com o Chile, rodeada pelos vulcões mais altos da Terra, entre montanhas de sulfato, salares e com um céu azul cobalto a 4.200 m de altitude. Alí viveram cerca de 3000 pessoas. A Mina foi fechada na década de 70 e hoje é um povoado fantasma. Desde a estação ferroviária da Mina é possível admirar o Salar de Arizaro. Regreso a Tolar Grande no fim do dia. Opção 2 Tolar Grande – Ojos de Mar – Dunas Escondidas - Caipe – Tolar Grande Distância: 140 Km de estrada de terra; Altitude: Máx 4.000 msnm, Em Tolar 3.500 msnm. Tempo em veículo: 2 horas. Pela manhã, visitaremos os Ojos del Mar, poços d´água azul marinho que refletem a luz da manhã nas silhuetas dos vulcões. Como é muito comum ao viajar pelo noroeste argentino, o vale estreito nos oferece diferentes paisagens segundo a hora do dia. Os arredores de Tolar Grande oferecem também a oportunidade de realizar maravilhosas caminhadas. A melhor delas é nas dunas de areia em meio ao deserto. Almoçamos em Tolar Grande e retornamos ao hotel. Pela tarde, seguimos viagem a Caipe, uma velha estação ferroviária de uma Mina que transportava minerais a Salta. Nota: esta opção é recomendada a aqueles que querem conhecer a zona de Tolar Grande com a possibilidade de realizar pequenas caminhadas e de disfrutar da natureza com poucos Km em 4x4. CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDO.




5º DIA - TOLAR GRANDE – CONO DE ARITA – VEJA COLORADA – EL PEÑON

Distância: 340 Km estrada de terra e sal; Altitude: Máx 4.500 msnm, Em Peñon 3.400 msnm. Tempo em veículo: 7 horas. Ao cruzar o Arzaro estaremos imitando os antigos tropeiros que usavam este caminho nos séculos XVIII e XIX para guiar animais para o Chile. O Cono de Arita, uma pirâmide vulcânica negra que emerge misteriosamente no meio do branco do Salar de Arizaro é uma das maravilhas do dia. Antofalla é um importante e espetacular exemplo de um Oásia da Puna. Em meio a um deserto de altitude há um vale verde, gracias a um manancial natural com vegetação típica. Antofalla junto com Antofagasta de al Sierra e Santa Rosa dos Pastos Grandes foram estações chaves das caravanas de llamas que conectavam esta parte dos Andes com o deserto de Atacama. CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDO.


6º DIA - EL PEÑON – CAMPO DE PIEDRA PÓMEZ –LAGUNA GRANDE – EL PEÑON

Distância: 130 Km OU 20 Km de areia, terra e sal (depende da temporada); Altitude: Máx 4.200 msnm, Em Peñon 3.400 msnm. Tempo em veículo: 3 ou 6 horas (depende da temporada). Programa de Outubro a Abril (verão austral) Pela manhã: visita ao Campo de Piedra Pómez, uma estranho e deslumbrante paisagem talhado em rocha que da origem a seu nome. À tarde, visita a Reserva Laguna Grande, local de singular beleza e uma laguna salgada de pouca profundidade a uma altitude de 4.500 msnm, no caminho à cratera do vulcão Galán, o maior do mundo. Durante o inverno este espelho d´água se congela completamente, mas quando chega a primavera se transforma em centro de encontro de flamingos com mais de 19.000 aves (25% do total da população mundial desta espécie). Programa de Maio a Setembro (inverno austral) A Puna é um Museu de vulcanismo a céu aberto. Além de visitar o Campo de Pedra Pómez, neste período transitaremos por caminhos arenosos que se pode descrever como o sonho de exploradores, de aventureiros de Overlanding e de tração em quatro rodas. O trajeto passa ao lago do vulcão Carachi Pampa, pintado inteiramente de preto devido ao derrame de suas lavas basálticas em tempos remotos. Notas: 1. O itinerário Primavera/Verão inclui o tour ao Campo de Piedra Poméz e Laguna Grande; 2. O itinerário Outuno/Inverno inclui um dia completo no Campo de Piedra Poméz, mas extenso que o tour de verão. CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDO.


7º DIA - EL PEÑON – HUALFIN – SANTA MARIA – CAFAYATE - SALTA

Distância: 440 Km de asfalto, 50 Km de ripio; Altitude: Máx 4.100 msnm, Em Salta 1.200 msnm. Tempo em veículo: 7 horas. Este dia é normalmente considerado como um traslado, contudo o Noroeste argentino tem muitas surpresas. Veremos um vale desértico com um rica vegetação, as ruínas pré- incaicas de Quilmes, etc. Pela tarde, cruzaremos a Quebrada de las Conchas com 55 Km de impressionantes formações rochosas de 40 milhões de anos de formação geológica. Chegada em Salta no verde Vale de Lerma. (IMPORTANTE: por questões de segurança de acordo com as condições climáticas o itinerário poderá sofrer alterações para garantir uma viagem sem inconvenientes). CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDO.


8º DIA - SALTA

No horário conveniente, traslado ao aeroporto de Salta para dar seguimento ao seu próximo destino. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.


FIM DOS SERVIÇOS

>Traslados aeroporto / hotel / aeroporto em Salta, em serviço regular (somente motorista);

>3 Noites de hotel em Salta com café da manhã;

>City tour de meio dia em Salta, em serviço regular e assistência de guia em espanhol;

>2 Noites em hosteria em Tolar Grande;

>(Notas: 1. O café da manhã em Tolar será realizado fora da hosteria; 2. A hosteria prevista em Tolar Grande é Casa Andina, possui apenas 6 apartamentos, administradapela comunidade local. Banho privado, água quente e calefação. A hosteria não oferece café da manhã. Possui uma área comum para sentar-se, com uma máquina de café e chaleira para chá. Se não houver disponibilidade nesta hosteria (único no povoado), há alternativas para alojar-se em casas de família ou refúgos com quartos compartilhados)

>2 Noites em hosteria em El Peñon com café da manhã;

>Almoços e jantares serão servidos ou em restaurantes, ou nas hosterias. Almoços poderão ser tipo box- lunch;

>(Notas: 1. As refeições incluem uma bebida sem álcool por pessoa; 2. Na Puna as provisões são escassas, de forma que as comidas são preparadas basicamente com produtos locais; 3. Paciência com o tempo de espera nos serviços é essencial);

>Entradas em Campo de Piedra Pomez e ruínas de Quilmes

>Transporte em veículo 4x4, com chover / guia profissional, permissão para os passageiros, seguro para transporte de passageiros, água (1 ½ l por pessoa, por dia) e snacks a bordo, equipamento especial para viagem em qualquer terreno (material de primeiro socorro, comunicação via satélite, etc.);

>Suporte logístico 24/7 desde Salta com monitoramento diário da viagem.



DOCUMENTAÇÃO E GARANTIAS

Para entrar na Argentina o turista brasileiro pode utilizar:

>RG original emitido pelo órgão de segurança pública brasileiro, em bom estado de conservação, ou passaporte válido. Recomenda-se que o RG tenha no máximo 10 anos de sua emissão.

>Visto de turista não se faz necessário em até 90 dias.

>Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.

>Para informações referentes a permissão de viagem com menores de idade clique aqui



PREÇO

Solicite o planejamento e orçamento da sua viagem.



CONDIÇÕES